Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
seguros
isca
Não
anual

Como funciona o seguro do cartão de crédito? Saiba agora!

Pode parecer desnecessário a primeira vista, mas o seguro de cartão de crédito é de grande ajuda em algumas situações, como golpes furtos e roubos. Conheça mais sobre o assunto.

Artigo escrito por Claudia Borges em 14 de Janeiro de 2022

Nos últimos anos têm crescido o número de pessoas que optam por seguro de cartão de crédito. Isso porque, estão compreendendo a importância desse tipo de serviço.

Tendo em vista que a perda por roubo ou furto desse produto pode gerar uma série de problemas, é comum querer se sentir protegido e saber que, caso algo aconteça, você tem a quem recorrer.

Os golpes usando cartão de crédito podem prejudicar qualquer um e, até que tudo se resolva, podem deixar o usuário cheio de dívidas.

Neste artigo, você vai ficar sabendo de todos os detalhes e dos benefícios que um seguro de cartão pode trazer.

Boa leitura!

O que é o seguro de cartão de crédito?

O seguro de cartões nada mais é do que um produto oferecido por seguradoras, bancos, empresas e até mesmo lojas, garantindo a indenização caso apareça algum problema com o cartão de crédito.

Ele serve para proteger os usuários caso de roubo, furto ou golpe digital, já que crimes como esses vêm acontecendo cada vez mais.

A forma que a cobrança é feita pode variar de acordo com a seguradora, mas geralmente a cobrança é mensal, junto à fatura ou com a função débito automático.

Garantias e coberturas de um seguro de cartão de crédito

Saber exatamente o que o seguro de cartão de crédito cobre é difícil e vai depender do plano escolhido por você ou dos serviços oferecidos.

Um ponto a ser explicado, no entanto, é que alguns contratos podem cobrir até mesmo situações que nada tem a ver com a utilização do cartão.

Interessante, não? Mas, novamente, isso vai depender muito do plano que você decidir contratar e da empresa que te oferece o produto.

Para não te deixar com dúvidas, veja o que as seguradoras oferecem de modo geral:

  • Fraudes, perdas e furtos;
  • Roubo após saque do cartão;
  • Saque ou compra sob coação (quando alguém te força a realizar a transação);
  • Compras feitas pós roubo do cartão;
  • Roubo de bolsa ou carteira;
  • Morte ou invalidez por crime;
  • Assistência geral;
  • Cobertura em caso de desemprego.

Esses dois últimos tópicos podem não aparecer em todas as ofertas, mas as seguradoras costumam colocá-los em alguns de seus planos.

Cuidados ao escolher um seguro de cartão de crédito

Certo, até aqui você já sabe o que é um seguro de cartão de e como ele funciona, mas como escolher a melhor opção?

Nesse caso existem algumas variáveis que devem pesar na sua balança na hora de escolher a sua seguradora.

  • O seu planejamento financeiro: O valor do seguro para cartão de crédito costuma ser  baixo, mas essa quantia não deve pesar no seu orçamento.
  • Diversas opções: Esse produto é oferecido por uma grande quantidade de seguradoras, antes de bater o martelo, separe um tempo para pesquisas e cotações.
  • Tipos de cobertura: Outro ponto de atenção é o tipo de cobertura, é fácil se empolgar e acabar pagando a mais por serviços que não vão ser úteis.
  • A apólice: esse é um documento que contém todos os deveres e direitos do segurado, e vamos falar sobre ele de maneira mais aprofundada.

Apólice do seguro de cartão de crédito

Neste documento constam todos os detalhes do seguro como: tempo de vigência, custos, coberturas e todas informações para solicitar a indenização.

A apólice deve ser enviada para você assim que o contrato do seu seguro de cartão de crédito for batido, e lida com atenção para garantir que tudo esteja conforme acordado.

Quanto custa um seguro de cartão de crédito?

Não podemos responder a essa pergunta com exatidão, mas esse é sem dúvida um dos tipos de seguro mais baratos do mercado.

Sendo debitado direto da conta, ou cobrado junto à fatura do cartão, esse produto costuma custar entre R$ 3,50 e R$ 20,00 variando bastante de acordo com o plano e seguradora escolhidos.

Como é feito o resgate do seguro de cartão de crédito ?

O resgate deve ser feito caso aconteça algo que prejudique o segurado, desde que esteja dentro da cobertura oferecida. Para fazer isso, é preciso entrar em contato com a empresa seguradora e acionar o sinistro.

Além disso, para agilizar o processo e comprovar o acontecimento você deve fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou até mesmo pela internet.

Vale a pena ter um seguro de cartão de crédito?

Vale a pena sim optar por um seguro de cartão de crédito, ainda mais se seus limites forem altos. Dessa maneira você pode se resguardar de problemas e não acabar cheio de dívidas e com o nome sujo.

Além disso, trata-se de um ótimo custo benefício, que te oferece segurança tanto no mundo físico quanto no virtual, afinal não dá para saber se será vitima de um golpe ou de que forma isso acontecerá, certo?

O seguro de cartão te dá segurança e conforto para tirar o melhor proveito do seu cartão, sem deixar que as preocupações te aflijam.



Escrito por Claudia Borges Jornalista

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...

.